Mudanças climáticas podem explicar infidelidade entre pássaros


Ciclo Vivo

“Um estudo norte-americano, divulgado recentemente, sugere que as aves podem procurar genes diferentes para seus filhotes quando estão sem saber o que o futuro trará. A descoberta pode ajudar a prever o que vai acontecer com as mudanças climáticas nas próximas décadas.

Se as condições climáticas tornam-se mais variáveis em determinados lugares, como alguns modelos de previsão, as aves poderiam se adaptar, tornando-se mais infiéis. Este comportamento, não é considerado necessariamente uma coisa ruim.

"A mensagem geral do trabalho é que há muita esperança porque as fêmeas ainda podem empregar todos esses mecanismos que elas usam para encontrar o melhor parceiro disponível", disse Carlos Botero, ecologista evolutivo da Universidade do Estado da Carolina do Norte, em Raleigh.

A pesquisa, denominada “Fluctuating Environments, Sexual Selection and the Evolution of Flexible Mate Choice in Birds”,  também pode oferecer uma visão sobre os motivos que levam as pessoas a se desviarem de seus companheiros.

"Os seres humanos foram capazes de transformar o ambiente a um nível tal que os processos básicos, como chuvas e temperatura nos afetam muito pouco", disse Botero. Mas, segundo ele, as mudanças no mercado de ações ou outros indicadores econômicos poderia servir como o equivalente humano de um ambiente variável.

"Você pode pensar que esse é o homem dos seus sonhos baseado em um mundo que você acha que está ocorrendo", disse Botero. "Mas se o mundo muda, sua ideia pode mudar também."
Foto: Corbis
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: