5 tipos de profissionais que não sabem usar tecnologia


Amanda Previdelli, EXAME.com  / Info Online

Quem trabalha em escritório pode enumerar uma série de hábitos dos colegas que incomodam no ambiente de trabalho. Sempre tem aquele que não consegue pensar sem bater com a lapiseira no teclado, ou o outro que só sabe se comunicar aos berros.

Quando se soma a isso ferramentas como smartphones e e-mails, as gafes se multiplicam. EXAME.com conversou com especialistas em gestão e etiqueta (além de alguns profissionais de diversas áreas que preferiram não se identificar) para descobrir os tipos de profissionais que mais erram na etiqueta com tecnologia.

Aquele que entra em contato por todos os meios

Tudo bem que muitas vezes apenas mandar e-mail não garante um retorno (apesar de que, segundo Henrique Gamba, da Hays, o e-mail, uma vez enviado, passa a ser “responsabilidade da outra pessoa, que tem de ler”), mas enviar a mensagem, ligar cinco minutos depois e ainda passar na baia do colega para exigir uma resposta é demais.

Aquele que não sabe lidar com o celular

Deixar no silencioso é regra de ouro para qualquer ambiente fechado – ninguém precisa ouvir aquele toque de balada no seu celular. Se seu smartphone vibra a cada mínima notificação de Facebook, Twitter, e-mail etc, também é importante notar que só porque ele está vibrando, não quer dizer que não faça barulho.

Quem divide mesa com outras pessoas também precisa ficar atento: às vezes a vibração constante do seu celular é sentida pelo colega ao lado. Isso pode atrapalhar a concentração dele.

Aquele que só tem olhos para o smartphone

Nada diz mais sobre falta de interesse no assunto do que quando a pessoa, do lado de lá da conversa, fica com os olhos baixos – encarando a tela do telefone. “É uma falta de respeito tremenda”, diz Gamba. Romaly de Carvalho, especialista em etiqueta empresarial, concorda: “Mostra falta de foco e diz que a outra pessoa não é importante”.
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