Mata-Mata: uma Tartaruga Espinhosa

Cabeça bastante distinta e extremamente achatada

‘Conheça este curioso animal sul-americano


Com 50 cm e 15 kg, a Mata-mata é uma das tartarugas mais frequentes em zoológicos mundo afora. Isso acontece não apenas por causa de seu baixíssimo custo de manutenção (precisam de pouco espaço e de pouca comida), mas também por sua aparência curiosa.

A camuflagem de pedra da Mata-mata é quase perfeita. Com o casco granulado, é fácil para algas grudar no corpo desta tartaruga, permitindo que ela se esconda em águas rasas do rio Amazonas com o focinho para fora, aguardando suas presas durante horas.

Apesar deste sorriso simpático, deve-se tomar muito cuidado com esta espécie. É extremamente agressiva! Quando caçam, as Mata-Matas abrem suas enormes bocas e sugam o peixe inteiro, pois não foram feitas para a mastigação.

Elas preferem rios lentos, lagos calmos, pântanos e brejos. São encontradas no norte da Bolívia, leste do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, nas Guianas e no norte e centro do Brasil.

É muito fácil confundir o pescoço da Mata-mata com um galho de árvore, mas é praticamente impossível confundi-la com qualquer outra tartaruga. A mata-mata é realmente única.”

Nenhum comentário: