É transtorno ou manha?


Isolado, o comportamento hiperativo
não significa que a criança tenha o
Transtorno do Déficit de Atenção
e Hiperatividade
Alguns problemas menos graves são facilmente confundidos com TDAH, dislexia e outros transtornos. Saiba diferenciá-los


Renata Losso, iG

Não basta que uma criança jogue futebol na sala e quebre um vaso para ser diagnosticada por pais apressados com hiperatividade, assim como não basta ter dificuldades em matemática para receber o rótulo de distúrbio de aprendizagem. Diagnosticar um problema psicológico não é simples e é preciso eliminar outros motivos – como a falta de limites – antes de chegar a uma conclusão segura.

Com a ajuda de cinco psiquiatras, enumeramos quatro problemas que podem afetar o seu filho durante a infância e ensinamos a distinguir manha ou indisciplina de um possível transtorno. O diagnóstico final só pode ser feito por um especialista.

Estudo realizado pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, e publicado no “American Pediatrics” no início do ano mostrou que o número de crianças diagnosticadas com o transtorno aumentou 66% entre os anos 2000 e 2010 no país. Dados da Food and Drug Administration (FDA) registram um aumento de 46% na prescrição de remédios para tratar o problema no mesmo período. Na Alemanha, um estudo feito pelas Universidades de Bochum e Basel mostrou que o transtorno está sendo diagnosticado em exagero.

O TDAH acabou se tornando um “fenômeno cultural” e, para Cacilda Amorim, diretora clínica do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção, pessoas leigas andam se autodiagnosticando dentro de casa e influenciando o diagnóstico de profissionais. Os sintomas do TDAH são comuns e não há um exame de sangue que o identifique, tornando fácil para os pais rotularem os filhos antes de o levarem a um especialista.

A criança com o transtorno apresenta desatenção e a hiperatividade com uma intensidade muito superior se comparada às crianças de mesma faixa etária. “Se essa discrepância não existe, provavelmente o problema é de outra ordem”, diz Cacilda.”
Foto: Getty Images
Abobadário Completo, ::AQUI::

Um comentário:

Linkicha - Agregador de links disse...

Postagem interessante, parabéns

Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br