Paródia a Obama 'Yes we créu' se populariza na web após vitória do Rio 2016

Fernando Moreira, O Globo

“De um lado do ringue em Copenhague estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Do outro, o chefe da Casa Branca, Barack Obama. Rio e Chicago eram apontadas como as favoritas na acirrada disputa pela sede das Olimpíadas de 2016. Mal soou o gongo, a cidade americana foi nocauteada. Obama já estava longe, voando de volta a Washington. O golpe deve ter sido melhor assimilado. Mas a velocidade da web é implacável. Após a primeira votação pelos delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI), começava a agitação na internet - na maior parte, direcionadas a Obama e ao frustrado sonho americano de sediar pela quinta vez as Olimpíadas, e alimentadas por Lula, que havia usado o bordão de Obama para defender a candidatura carioca: "Sim, nós podemos. E vamos realizar as Olimpíadas".

Horas depois do anúncio do COI, a expressão "Yes we créu", uma espécie de título de funk da vitória se espalhou pela internet e chegou ao primeiro lugar nos "Trending Topics" (TT) do serviço de microblog Twitter. Também figuravam no "top 10" da lista, que reúne os assuntos mais frequentes do Twitter, "Congratulations Rio" e "Janeiro". Os TTs aparecem por ordem de popularidade na lateral direita do microblog. Ao clicar em um dos assuntos dos Trending Topics, o Twitter lista os posts mais recentes sobre aquele tema.

Na onda do "Yes we créu", começou a circular na web uma montagem em que o finado humorista trapalhão Mussum aparece como Obama. Sim, nós podemos também fazer humor.”

Nenhum comentário: