Bosque de Campinas (SP) ganha filhote de jaguatirica reproduzido em cativeiro

Folha Online

“Um filhote de jaguatirica, apelidado de Jedai, é o novo morador do Bosque dos Jequitibás, de Campinas (93 km de São Paulo). O felino, que completou dois meses em fevereiro, é a primeira cria do casal de jaguatirica morador do Bosque, Quianga e Arquimedes. A espécie está ameaçada de extinção.

A gestação da fêmea faz parte de um plano de reprodução em cativeiro, segundo a assessoria da Prefeitura de Campinas. "Em parceria com a Associação da Mata Ciliar, o Bosque dos Jequitibás desenvolve esse projeto. Esse tipo de reprodução tem extrema importância, pois garante o nascimento de animais saudáveis que herdam dos pais um material genético bom, perpetuando a espécie', explicou a coordenadora do Bosque, Eliana Ferraz, por meio de nota.

Segundo Ferraz, a equipe do parque ainda não interferiu na relação da mãe com seu filhote para evitar problemas. "Esta é a primeira cria da nossa jaguatirica, ela foi trazida ao parque para fazer companhia ao macho Arquimedes, há oito meses. Não fizemos nenhuma intervenção, pois é comum a mãe rejeitar o filhote ou até comer a própria cria", disse a coordenadora.”
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: