Gravadoras apostam em reedições 'recheadas' para driblar pirataria

Discos antigos voltam às lojas com material bônus e novos encartes. Consumidor fiel garante vendagem de títulos de catálogo.

Henrique Porto, G1

O fantasma da pirataria, que assombra a indústria fonográfica desde o fim do século passado, parece ter encontrado um sério inimigo nos primeiros anos do novo milênio. São as reedições revistas e ampliadas de álbuns de catálogo que, de volta ao mercado, ajudam na recuperação da saúde financeira das gravadoras e promovem a festa entre colecionadores e aficcionados por música.

Artistas como Jimi Hendrix, Beatles, The Clash, Rolling Stones, The Stooges e Miles Davis, além dos brasileiros Jorge Ben Jor, Wilson Simonal, Dolores Duran, Nara Leão e Cazuza, entre outros, voltaram a ocupar as prateleiras das lojas em relançamentos turbinados por faixas-bônus, áudio remasterizado, documentários em DVD e encartes luxuosos com textos informativos, fotografias inéditas e fichas técnicas completas.

A tendência não é exatamente uma novidade. Um movimento parecido aconteceu nos anos 90, quando o CD alcançou o auge da popularidade comercial. Entretanto, o procedimento parece ter adquirido recentemente um caráter de urgência, como aponta Rodrigo Ratto, diretor de vendas da Universal Music.”
Foto: Divulgação
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: