Danielle Nordi, iG
Meditar não parece algo muito fácil. Quem consegue ficar parado sem pensar em absolutamente nada? Mas, com exceção dos foliões mais aficionados, muita gente acaba sentindo a necessidade de calma e foco com mais intensidade em meio à confusão do Carnaval. E se a idéia da meditação em si já parece complicada, no meio da folia fica ainda pior.
Pode até ser que no início seja complicado mesmo. Mas instrutores e praticantes garantem: não só dá para meditar em qualquer lugar, como esse pode ser o segredo para encontrar a calma no meio de qualquer caos. Seja Carnaval ou problemas cotidianos. A persistência vale a pena.
Meditação e Carnaval combinam?
Os especialistas concordam que um lugar silencioso é o ideal, mas não é a única opção. É possível meditar até mesmo no consultório do dentista. “Eu consigo meditar no cabeleireiro ou quando estou fazendo as unhas. Em casa é mais prático, mas existem alternativas”, conta Ângela Veteri, 52, praticante há três anos.
“Se há vontade de meditar, o lugar é indiferente. Claro que para os iniciantes o mais indicado é um local calmo. Recomendo que se sentem numa posição confortável. Não ter estímulos externos como incenso e música de fundo também ajuda”, afirma Thaise H. Cabral, instrutora de meditação da Fundação Arte de Viver. Mas e durante o Carnaval? Será que é possível meditar? “Claro que sim. Depois de um tempo de prática, você vai ser capaz de meditar em plena folia. É só se concentrar e esquecer tudo que vem de fora. Basta se voltar para o seu interior”.
“Não acho que o lugar seja um obstáculo para quem quer ser praticante de meditação. O que eu observo é que as pessoas não estão acostumadas a reservar alguns minutos em suas atividades diárias para fazer um momento de reflexão. Muitos têm dificuldade em ficar simplesmente quieto, parado”, constata o instrutor de yoga e meditação e yogaterapeuta Salvador Hernandes.”
Abobadário Completo, ::Aqui::
Nenhum comentário:
Postar um comentário