Folia te irrita? Meditação ajuda a achar silêncio no ziriguidum

O Carnaval te dá saudade do silêncio? A meditação pode ser o caminho para encontrar calma no meio da folia

Danielle Nordi, iG

Meditar não parece algo muito fácil. Quem consegue ficar parado sem pensar em absolutamente nada? Mas, com exceção dos foliões mais aficionados, muita gente acaba sentindo a necessidade de calma e foco com mais intensidade em meio à confusão do Carnaval. E se a idéia da meditação em si já parece complicada, no meio da folia fica ainda pior.

Pode até ser que no início seja complicado mesmo. Mas instrutores e praticantes garantem: não só dá para meditar em qualquer lugar, como esse pode ser o segredo para encontrar a calma no meio de qualquer caos. Seja Carnaval ou problemas cotidianos. A persistência vale a pena.

Meditação e Carnaval combinam?
Os especialistas concordam que um lugar silencioso é o ideal, mas não é a única opção. É possível meditar até mesmo no consultório do dentista. “Eu consigo meditar no cabeleireiro ou quando estou fazendo as unhas. Em casa é mais prático, mas existem alternativas”, conta Ângela Veteri, 52, praticante há três anos.

“Se há vontade de meditar, o lugar é indiferente. Claro que para os iniciantes o mais indicado é um local calmo. Recomendo que se sentem numa posição confortável. Não ter estímulos externos como incenso e música de fundo também ajuda”, afirma Thaise H. Cabral, instrutora de meditação da Fundação Arte de Viver. Mas e durante o Carnaval? Será que é possível meditar? “Claro que sim. Depois de um tempo de prática, você vai ser capaz de meditar em plena folia. É só se concentrar e esquecer tudo que vem de fora. Basta se voltar para o seu interior”.

“Não acho que o lugar seja um obstáculo para quem quer ser praticante de meditação. O que eu observo é que as pessoas não estão acostumadas a reservar alguns minutos em suas atividades diárias para fazer um momento de reflexão. Muitos têm dificuldade em ficar simplesmente quieto, parado”, constata o instrutor de yoga e meditação e yogaterapeuta Salvador Hernandes.”
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: