Aprenda técnicas para acalmar as crianças

Pode parecer difícil controlar os pequenos mais agitados, mas técnicas de relaxamento e massagem sugeridas por especialistas dão resultado

Cáren Nakashima e Livia Valim, iG

Estresse não é privilégio dos adultos. Crianças também estão expostas a problemas e o resultado não é diferente do nosso: agitação e ansiedade. A boa notícia é que escolas e psicólogos já adaptaram técnicas de relaxamento para o mundo infantil. “Elas reduzem a ansiedade e aumentam a capacidade de resolução de problemas. Também ajudam crianças zangadas, agressivas ou frustradas a acalmarem-se e repensarem a situação”, explica Maria Miranda, psicóloga holística e psicodramatista da equipe Projetos Pedagógicos Dinâmicos.

E não precisa sequer esperar a criança começar a falar para criar um ambiente de tranquilidade. Todos os dias, coloque uma música suave de fundo e faça massagem no bebê enquanto fala com ternura. Observe quando nascem os primeiros dentes: se ele for um bebê estressado, já podem aparecer sintomas de bruxismo, como ranger, triturar ou apertar os dentes repetidamente sem estar comendo. Nesse caso, além do seu carinho, ele vai precisar da ajuda de um dentista.

Paz e diversão

Quando as crianças são um pouco maiores, jogos e brincadeiras podem ser propostos. “Coloque uma música relaxante e proponha uma brincadeira em que todos os movimentos deverão ser lentos e a respiração profunda, acompanhando o ritmo da música. Outra dica é pedir pra eles imitarem os movimentos dos animais. Cuide para o momento ser divertido e não chato e estressante”, ensina Luciana Vieira, professora e consultora de feng shui.”
Foto: Alexandre Carvalho/Fotoarena
Abobadario Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: