Por que os dedos enrugam na água?



Paula Rothman, INFO Online

“Cientistas propõem que os dedos enrugados são uma forma do corpo ajudar a drenar a água em situações molhadas.

Em um novo estudo, publicado na Brain, Behaviour & Evolution, uma equipe liderada pelo neurobiólogo evolutivo Mark Changiz mostra evidências de que mãos e pés com rugas seriam benéficos na hora de tentar segurar um objeto – assim como os vincos de um pneu em uma estrada molhada. 

Toda criança sabe que os dedos ficam enrugados quando a gente passa muito tempo na água – mas será que algum pai sabe explicar porque isso acontece?

A resposta mais comumente dada à pergunta é a da osmose: um processo natural no qual a água passa do lugar em que é mais abundante para o que é menos. A osmose é uma forma de equilibrar, por exemplo, as concentrações de sais nas células – deixando que a água entre ou saia para manter o nível ideal. Ela ocorre através de uma membrana semipermeável, como a parede de uma célula ou, no caso dos dedos enrugados, a pele.

O problema é que, há quase um século, essa explicação já não é mais muito aceita... Isso porque cirurgiões já demonstraram que não existe enrugamento na água quando os nervos dos dedos são cortados. Como a osmose é um processo físico-químico, que independe das ligações nervosas, os dedos deveriam continuar enrugados se ela fosse a culpada.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Um comentário:

Ramon disse...

Bom artigo.