“Acusada de tratar as mulheres como objeto
sexual, companhia aérea diz que ação com aeromoças já arrecadou 500 mil euros
para instituições de caridade
O calendário de 2012 da Ryanair segue
dividindo opiniões no Reino Unido. Na ousada versão da companhia aérea baseada
na Irlanda para as tradicionais “folhinhas”, dias e meses do ano vêm
acompanhados por fotos de aeromoças da companhia trajando biquínis.
Lançado em novembro, o calendário custa 10
libras esterlinas. A arrecadação com as vendas será destinada a uma instituição
de caridade britânica. Muitas pessoas entenderam, porém, que a boa causa não é
justificativa para a publicação das imagens: mais de 8 mil pessoas já assinaram
uma petição que pede a paralização nas vendas do calendário e acusa a Ryanair
de ser sexista.
A Advertising Standards Authority (órgão
regulador da publicidade na Inglaterra), afirmou que começará uma investigação
sobre o caso após receber diversas reclamações especificamente sobre um anúncio
da companhia aérea. Veiculado na mídia impressa, a peça, de acordo com as
denúncias, tratam as mulheres como objeto sexual.
A Ryanair pronunciou-se ponderando que
outras 10 mil pessoas não pensavam da mesma forma e compravam o calendário
anualmente. Em cinco anos, desde a primeira edição lançada, companhia diz ter
arrecadado 500 mil euros para instituições de caridade.”
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