Ter nojo pode evitar doenças, diz estudo

Info Online / The New York Times

“Pesquisadores descobriram que sentir nojo vai além daquela sensação de enjoo. Ele protege os seres humanos de doenças e de parasitas, além de afetar quase todo aspecto das relações humanas, do romance à política.

Os cientistas têm explorado a evolução do nojo e seu papel em atitudes frente a alimentação, sexualidade e outras pessoas. Paul Rozin, psicólogo que é professor emérito da Universidade da Pensilvânia e pioneiro da pesquisa moderna sobre nojo, começou a estudá-lo com alguns colaboradores nos anos 1980, quando o nojo não era uma temática importante.

Em uma conferência sobre nojo na Alemanha, Valerie Curtis, da Escola de Higiene Pública e Medicina Tropical de Londres, diz que "o nojo está na nossa vida cotidiana. Ele determina nossos hábitos de higiene. Ele determina o quanto nos aproximamos das pessoas. Ele determina quem vamos beijar, com quem vamos ter relações sexuais, perto de quem vamos nos sentar".

O nojo tem sido relativamente fácil de localizar no cérebro, onde frequenta a ínsula, a amídala e outras regiões. "O nojo está se tornando uma emoção modelo", diz Jonathan Haidt, da Universidade da Virginia, pioneiro dos estudos do nojo junto a Rozin.”
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: