Conheça o peixe-sol!

Esse peixe, mais familiarmente conhecido como Opah, pesa 250 Kg


O Opah é conhecido coloquialmente por muitos nomes: Peixe-Sol, Peixe-Lua, Peixe-Imperador e até mesmo Arenque de Jerusalém. Apesar de estarem presentes em quase todos os mares dos trópicos, são especialmente populares no Havaí, por sua carne leve e versátil. No Brasil são mais difíceis de serem avistados, mas há registros de pesca na Bahia e no Espírito Santo.

O Opah, ou peixe sol.
Alimentam-se principalmente de lulas, krill e peixes menores. Seus predadores, além do Homem, são os tubarões— e apenas tubarões grandes, pois, além de nadar depressa, este é um dos maiores peixes do mundo.
Um Opah pode medir até dois metros e pesar em torno de 250 kg, sendo 35% de sua massa corporal comestível. Foi um peixe muito popular na confecção da comida japonesa entre os anos 80 e 90—afinal, com um único Opah, era possível fazer quase 100 kg de sushi!

O peixe demonstrado na foto, entretanto, não sofreu o destino de virar comida. Ele foi pescado no mar brasileiro através de um projeto de captura e estudo de peixes de profundidade da costa brasileria, promovido pelo projeto TAMAR e liderado por Guy Marcovaldi, com a participação do jornalista ambiental, Alfredo Carvalho. Diversos exemplares já foram capturados no litoral baiano e todos são utilizados com fins acadêmicos de pesquisa e ensino para aprendermos mais sobre a espécie, seus hábitos e sobre como protege-la melhor.”
Foto:  banco de imagens - Projeto Tamar

Um comentário:

Anônimo disse...

Como sempre o Homem preda e depreda tudo, em nome da propria estupidez e consumismo irrefreavel. O sr. Smith estava certo, somos o cancer do planeta.