O maior e mais pesado inseto do mundo


A Weta não é venenosa, mas assusta pelo seu tamanho.


Grilo ou gafanhoto? Nenhum dos dois! Este bizarro animal é a Weta!

Considerado o maior e mais pesado inseto do mundo, ele pode medir até 10 centímetros de comprimento e pesar de 20 a 30 gramas. É endêmico da Nova Zelândia e pode habitar tanto florestas e montanhas como grutas, jardins e terrenos urbanos.

São animais de hábitos noturnos, permanecendo escondidos em buracos durante o dia. Alimentam-se de flores, folhas, sementes e frutos. As fêmeas possuem um ovipositor que se confunde com um ferrão que serve para o depósito de ovos dentro de madeiras em apodrecimento.

As Wetas não são animais venenosos, mas a sua picada e seus arranhões são bem dolorosos, podendo causar infecções. Elas só só irão atacar se sentirem ameaçadas. Não possuem asas e suas patas traseiras são espinhosas.

Das 70 espécies que existem na Nova Zelândia, 16 estão em risco de extinção. Isso porque o seu habitat está sendo modificado ou destruído. Desde 1970 já existe no país programas com o objetivo de diminuir  o risco de ameaça ao animal.”

Um comentário:

Anônimo disse...

O maior inseto do mundo é o Titanus giganteus, o maior besouro do mundo. Um exemplar dessa espécie pode atingir até 22 cm de comprimento e pesar 70 gramas, sendo considerados os maiores insetos do planeta em volume