Amanda Previdelli, EXAME.com / Info Online
“Quem trabalha em escritório pode enumerar uma série de hábitos dos
colegas que incomodam no ambiente de trabalho. Sempre tem aquele que não
consegue pensar sem bater com a lapiseira no teclado, ou o outro que só sabe se
comunicar aos berros.
Quando se soma a isso ferramentas como
smartphones e e-mails, as gafes se multiplicam. EXAME.com conversou com
especialistas em gestão e etiqueta (além de alguns profissionais de diversas
áreas que preferiram não se identificar) para descobrir os tipos de
profissionais que mais erram na etiqueta com tecnologia.
Tudo bem que muitas vezes apenas mandar e-mail não garante um retorno (apesar de que, segundo Henrique Gamba, da Hays, o e-mail, uma vez enviado, passa a ser “responsabilidade da outra pessoa, que tem de ler”), mas enviar a mensagem, ligar cinco minutos depois e ainda passar na baia do colega para exigir uma resposta é demais.
Aquele que não sabe lidar com o celular
Deixar no silencioso é regra de ouro para qualquer ambiente fechado – ninguém precisa ouvir aquele toque de balada no seu celular. Se seu smartphone vibra a cada mínima notificação de Facebook, Twitter, e-mail etc, também é importante notar que só porque ele está vibrando, não quer dizer que não faça barulho.
Quem divide mesa com outras pessoas também precisa ficar atento: às vezes a vibração constante do seu celular é sentida pelo colega ao lado. Isso pode atrapalhar a concentração dele.
Aquele que só tem olhos para o smartphone
Nada diz mais sobre falta de interesse no
assunto do que quando a pessoa, do lado de lá da conversa, fica com os olhos
baixos – encarando a tela do telefone. “É uma falta de respeito tremenda”, diz
Gamba. Romaly de Carvalho, especialista em etiqueta empresarial, concorda:
“Mostra falta de foco e diz que a outra pessoa não é importante”.
Abobadário Completo, ::AQUI::
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