Leão + tigre = liger

Considerado o maior felino do mundo, ele pode ser encontrado na Índia.


Casal de ligers
E quando achamos que já vimos tudo, a natureza novamente vem para nos surpreender. Em um incrível cruzamento entre um leão e uma tigresa nasceu o ligre.

Este feito só é possível com a interferência do ser humano. Por habitar locais distintos um do outro – o tigre vive na Ásia e o leão na África – não tem como eles se cruzarem por vontade própria.

Considerado o maior felino do mundo, ele pode atingir os 4 metros de comprimento e, apenas com três anos, pesar meia tonelada. Fisicamente ele tem o rosto e o físico puxados para o leão e as listras do tigre espalhadas pelo corpo.

Macho liger
Os machos desta espécie são estéreis. Uma vez que se acasalam com outro animal que possuem características parecidas com a sua, seus filhotes até podem nascer, mas estarão com a saúde debilitada.

Este seu enorme tamanho pode ter uma explicação. Os hormônios inibidores do crescimento estão presentes apenas nas leoas e nos tigres, e como o ligre veio de um cruzamento do sexo oposto a esses, ele não herdou este hormônio.

Fêmea liger
Hoje eles encontram-se no bosque de Gir, na Índia. Há também o resultado do cruzamento entre uma leoa e um tigre, o tigreão, mas este é bem mais raro que o outro.”

Nenhum comentário: