Bullying no trabalho é uma bomba relógio para as empresas


“Um ambiente de trabalho onde o bullying é algo recorrente, mesmo quando o profissional não é o foco das agressões, aumenta as chances dos profissionais saírem para outras empresas. E isso independe de outros benefícios que a empresa onde ocorre o bullying forneça aos empregados. O mais interessante, diz uma pesquisa canadense, é que a repulsa pelo ambiente é menor entre aqueles que são agredidos.

Enio Rodrigo, O que eu tenho? 

O resultado é de uma pesquisa canadense, publicada no periódico Human Relations, e que acompanhou profissionais de saúde em ambientes onde o bullying ocorria contra colegas de trabalho. Os profissionais que trabalhavam juntos com esses alvos de bullying eram, de acordo com seus relatos, tão ou mais impactados por este tipo de violência.

“As empresas quando não coíbem ou fazem de conta que o problema não existe têm muito a perder, pois o número de pessoas impactadas pelo bullying não se limita àquelas que são agredidas por colegas ou chefias”, explica Marjan Houshmand, um dos autores do estudo feito pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

O estudo partiu da análise de dados coletados de mais de 350 profissionais da área de saúde em 41 hospitais diferentes, o que indica também que o problema não é algo pontual, mas mais comum nos ambientes de trabalho do que se imagina.

De acordo com os pesquisadores, os alvos das agressões tem pensamentos constantes em sair da empresa e irem para outros locais, assim como aqueles que presenciam os bullies – quem comete o ato de agressão – também são mais propensos a isso. Mesmo empregados que trabalham em outras áreas longe de onde o bullying ocorre – e ficam sabendo dos atos por meio de terceiros – também engrossam as fileiras do chamado turnover (um jargão usado para indicar alta rotatividade de empregados dentro de uma empresa).”
Abobadário Completo, ::AQUI::

2 comentários:

Linkicha - Agregador de links disse...

Em todo lugar vai ter aquele cara idiota que acha que abafa.


Confira nossas novidades! -- Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br

MAMute disse...

Adoramos o seu blog.
Já conhece o Mamute?
http://mamute-express.blogspot.com.br/