Incríveis imagens de criaturas microscópicas



‘A moderna tecnologia possibilita visões extraordinárias de criaturas extremamente pequenas. Confira os resultados do último concurso Wellcome Image Awards de fotografia científica

Brasil 247 / Oásis

Insetos que parecem criaturas alienígenas, células embrionárias similares a árvores, cristais de muitas cores; são revelações do mundo microscópico que gira em torno a nós, mas que não conseguimos ver, a não com a ajuda de poderosos instrumentos.

Aqui estão as fotos finalistas da 15ª edição do Wellcome Image Awards 2012, concurso organizado pela Wellcome Collection, o mais importante banco de dados em todo o mundo para imagens do campo médico. Os vencedores foram selecionados por um júri composto de cientistas, jornalistas e editores de fotografia. Os concorrentes utilizaram uma ampla gama de câmeras, lentes e técnicas de disparo, do microscópio eletrônico à fotografia médica.

1 Uma folha de lavanda

Aumentada pelo microscópio eletrônico até os 200 mícron, essa folha de lavanda aparece assim.

Foto: Annie Cavanagh e David McCarthy/Wellcome Images
2 Minúsculos girinos africanos

Ovócitos são células germinativas femininas ou células sexuais produzidas nos ovários dos animais. Na foto aparecem ovócitos de uma rã africana (Xenopus laevis)  vistos ao microscópio. Seu diâmetro é entre 800 e 1000 mícron e cada ovócito é circundado por milhares de células foliculares (em azul na imagem), enquanto a cor vermelha evidencia os vasos sanguíneos que levam oxigênio a todo esse conjunto de células vivas.

Foto: Vincent Pasque, University of Cambridge/Wellcome Images
3 Dividir para multiplicar

Uma célula cancerígena (HeLa) no ato de se reproduzir por mitose. É o que mostra esta incrível fotografia feita através de microscópio confocal e utilizando-se a técnica do time-lapse. A cor vermelha evidencia o DNA; a cor azul mostra a membrana celular nas várias fases da divisão por mitose.

Foto: Kuan-Chung Su and Mark Petronczki, LRI/Wellcome Images
Abobadário Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: