Sangue pelos olhos?

“Prática é utilizada pelo lagarto Horned para afastar predadores.


Lagarto Horned
Este animal chifrudo e com uma leve semelhança a um sapo (pelo seu corpo arredondado e focinho pontudo) é o lagarto Horned. De nome científico Phrynosoma, ele pode ser encontrado em diversos países da América do Norte.

Sua coloração lhe fornece  o hábil poder da camuflagem e, normalmente, eles se alimentam de formigas. Quando se sentem ameaçados, sua primeira defesa é permanecerem imóveis, após isso eles incham seu corpo e dão a impressão ao predador de serem maiores e mais difíceis de serem engolidos.

Mas esta autodefesa não é a mais utilizada pelo Horned. Se perceber que seu inimigo está muito próximo, ele libera um impressionante jato de sangue que sai de seus olhos em direção ao adversário. Com isso, ele os confunde e ainda faz experimentar o terrível gosto deste líquido.

Lagarto Horned soltando sangue pelos olhos
O jato ocorre quando o animal pressiona a cabeça, restringindo o fluxo de sangue do local e aumentando a pressão arterial que causa a ruptura dos vasos capilares ao redor das pálpebras. Esta rajada que sai do canto dos seus olhos tem o poder de alcançar 5 metros de distância.”
Fotos: Wikipédia e Zylorian

Um comentário:

Anônimo disse...

quantos paises tem a america do norte? ¬¬'