Demanda por chocolate de luxo gera onda de roubo em Madagascar


Para os fazendeiros da ilha, o aumento
da demanda pode transformar vidas,
principalmente depois de anos de pobreza
Correio do Brasil / Reuters


“O aumento no caso de roubos de colheitas inteiras de cacau está assustando os fazendeiros da região noroeste de Madagascar, um dos maiores produtores mundiais de cacau de alta qualidade.

Com isso, o preço também aumentou e intermediários chegam a pagar dez vezes o valor do cacau comum no mercado quando encontram sementes de alta qualidade. Nos últimos anos, o sucesso de marcas de chocolate de alta qualidade elevou consideravelmente a demanda pelo cacau de Madagascar.

Para os fazendeiros da ilha, o aumento da demanda pode transformar vidas, principalmente depois de anos de pobreza. No entanto, as lavouras estão sendo ameaçadas por bandidos armados que agem livremente nas áreas mais remotas, levando estoques e cargas.

Em alguns vilarejos foram levadas cargas que chegam a valer até US$ 1.000 (mais de R$ 2 mil), quantia considerada uma fortuna em um dos países mais pobres do mundo.

Amory, 62 anos, líder do vilarejo de Antanimandririna, um dos locais atingidos pela onda de crimes, conta que os fazendeiros guardavam a colheita em grandes galpões atrás de suas casas.

Mesmo assim, tudo foi roubado. “Os homens chegaram com armas e ameaçaram os fazendeiros, eles vieram pela floresta e ficamos sabendo de outros incidentes nos vilarejos vizinhos, os estoques foram roubados lá também”, afirmou o fazendeiro.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: