Espermatozoides, campeões incapazes de virar à esquerda



Um novo chip sensível à luz permitiu estudar o movimento de 1500 células reprodutivas masculinas durante algumas horas: os espermatozoides fazem percursos espiralados e giram quase sempre para a direita

Brasil 247 / Oásis

Eles são minúsculos, fugidios e rápidos como faíscas: os espermatozoides não são em absoluto células fáceis de serem observadas. Usar o microscópio para seguir seus movimentos é como observar o voo de pássaros muito velozes com um binóculo. Em um único segundo são capazes de percorrer uma distância equivalente a 25 vezes o seu próprio comprimento. Assim, facilmente escapam ao nosso campo visual. Aydogan Ozcan, engenheiro da Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA) idealizou uma plataforma de observação destituída de lentes e com ela conseguiu atingir o objetivo.

LEDs entrecruzados

Chefe de uma equipe de pesquisadores, Ozcan posicionou duas luzes LED, uma vermelha e a outra azul, para formarem um ângulo de 45 graus uma com a outra. A seguir, ele as apontou para uma amostra de líquido seminal posicionado sobre um chip sensível à luz. Enquanto as células se moviam no interior da pequena massa de líquido, os LEDs projetaram sobre o chip uma série de sombras úteis para a reconstrução do movimento dos gametas correndo em todas as direções. As imagens tridimensionais obtidas, as mais precisas até o dia de hoje, documentaram o movimento de cerca 1500 espermatozoides durante várias horas. O estudo acaba de ser publicado no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences).

Uma tendência natural à direita

Mais de 90% das células se movimentou seguindo trajetórias curvas e agitando a cabeça de um lado para outro. Uma pequena fração de espermatozoides (entre 4 a 5%) seguiu trajetórias em espiral quase perfeita, formando hélices com a cauda (o "flagelo"). O fato mais curioso é que a maior parte (cerca 90%) dessas hélices volta-se sempre à direita. Mas ainda é cedo para os pesquisadores saberem se atrás dessa preferência existe uma precisa função fisiológica.”
Artigo Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: