Imperatriz: um peixe pra lá de assustador

Pode ser capaz de ultrapassar os 100 anos de idade!



Imperatriz
“A escuridão do mar profundo esconde seres de todos os tamanhos, todas as cores, todas as formas. Umas das características de grande parte dos peixes dessa região é a cor vermelha, que abaixo dos 30 metros esmaece e torna-se progressivamente mais escura, até negra, um disfarce perfeito.

Um desses bichos é a Imperatriz, Gephyroberyx darwini, que ocorre em praticamente todos os mares do mundo. Cheia de espinhos afiados na cabeça e placas ósseas no ventre, a imperatriz tem o formato geral oblongo, comprimido lateralmente, de cor avermelhada e que chega a cerca de 50 cm de comprimento. Vive próximo do fundo rochoso, geralmente entre os 200 e 500 metros de profundidade. Sua distribuição  vai do Canadá ao Rio Grande do Sul, no Brasil. Alimenta-se exclusivamente de camarões e peixes, tanto os de fundo quanto os de meia água.

Peixe é encontrado em fundos rochosos do mar
A Imperatriz pertence à família Trachichthyidae, que agrega cerca de 50 espécies e das quais ao menos seis já foram registradas em águas brasileiras. A reprodução não é conhecida, mas algumas espécies dessa família são capazes de ultrapassar os 100 anos de idade! A despeito dos espinhos, sua carne é de excelente qualidade.
Alfredo Carvalho Filho é publicitário e biólogo, autor de inúmeros trabalhos científicos, artigos populares e do livro “Peixes Costa Brasileira”. Escreve todo mês sua coluna “Que Peixe é Este” para a revista "Pesca Esportiva

Nenhum comentário: