Conheça o ágil e ofensivo gato-maracajá


Gato maracajá possui hábitos noturnos
Foto: Brian Gratwicke
‘Animal consegue se pendurar em galhos com apenas uma pata.
 Rede Ambiente

O gato maracajá é um felino muito semelhante a uma jaguatirica. Apesar de ser maior em comprimento que ela, podendo chegar até 80 cm, a cabeça é um pouco menor, os olhos maiores, a cauda e pernas mais longas. Ele pesa entre 2,6kg e 4 kg.

A pele é de cor marrom claro, marcado com desenhos em marrom escuro ou preto com listras longitudinais. A parte inferior é mais clara, variando de amarelo para o branco. A cauda tem inúmeras faixas escuras e uma ponta preta.  As costas das orelhas são pretas com manchas brancas circular no centro. Diferentemente da maioria dos outros gatos, a fêmea possui apenas duas mamas. 
Foto: Malene Thyssen
 O gato maracajá pode gastar toda a sua vida nas árvores, pois consegue escalar com muita facilidade principalmente para caçar suas presas. O animal, que é encontrado em várias regiões do Brasil, é uma das duas únicas espécies de felinos com a flexibilidade do tornozelo necessário para subir de cabeça para baixo nas árvores (o outro é o leopardo nebuloso).

É bastante ágil, o seu tornozelo pode virar até 180 graus, podendo agarrar ramos com as patas da frente e as patas traseiras. É capaz de saltar até 12 pés (3,7 m) na horizontal. O animal ainda consegue se pendurar em ramos com apenas uma pata.

A maior curiosidade já vista sobre o felino é que ele pode realizar um tipo de mimetismo ofensivo. Um gato da espécie foi observado imitando um filhote de macaco  sagui e isto fez com que macacos adultos fossem verificar o choro (achando ser um filhote), se tornando vítimas do gato. Cientistas ainda estudam outros sons que a espécie pode imitar para possíveis caças de pássaros e roedores.”

Nenhum comentário: