A loteria da vida: onde é melhor nascer em 2013


“Em 1988 o Brasil ocupava o 30º lugar na escala dos melhores países do mundo para se nascer e viver. Em 2013, fomos rebaixados para o 37º lugar, segundo os critérios da revista The Economist. Ela acaba de criar, como o fez há 25 anos, a lista de classificação das nações do mundo a partir da qualidade de vida que oferecem

Oásis / Brasil 247

Warren Buffett, provavelmente o mais bem sucedido investidor do mundo, disse que tudo de bom que lhe aconteceu podia ser resumido ao fato de que ele nasceu no país certo, os Estados Unidos, e no momento certo (em 1930). Um quarto de século atrás, quando o estudo The World in 1988 (O mundo em 1988) fez o “Elenco dos 50 melhores países para se nascer em 1988”, os Estados Unidos foram apontados em primeiro lugar, o Brasil em 30º. Qual seria o melhor lugar do mundo para se nascer em 2013?

Para responder a pergunta, a Economist Intelligence Unit (EIU), empresa irmã da revista The Economist, criou critérios ainda mais sérios e rigorosos para medir qual país tem condições de oferecer as melhores condições para uma vida saudável, segura e próspera a partir de agora e nos anos que virão.

Os critérios de qualidade de vida utilizados para a elaboração dessa lista resultam de padrões subjetivos de satisfação – o quão feliz as pessoas declaram se sentir – junto a determinantes objetivos de qualidade de vida encontrados nos diferentes países. Ser rico ajuda mais do que qualquer outra coisa, mas não é o único fator que conta; coisas como crime, delinquência e corrupção governamental, confiança nas instituições públicas, saúde pública, características da vida familiar, também são de grande importância. Ao todo, o índice leva em consideração 11 indicadores estatisticamente significativos. Eles constituem um grupo misto: alguns são fatores fixos, tais como a geografia; outros mudam lentamente através do tempo (demografia, várias características sociais e culturais); e alguns fatores dependem das políticas locais bem como do estado da economia mundial.”
Abobadário Completo, ::AQUI::

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa lista é uma merdicula!

Nada contra o post no blog, só contra a medićao dos criterios feita pela EIU.
O brasil devia estar bem mais pra baixo nessa lista, falta muito pra chegarmos a posicao 37 na vida real.