O Sol em tecnicolor: as mil e uma cores da nossa estrela


Sabe qual é a cor do Sol? Amarelo, mas também violeta, vermelho, rosa, verde e azul, etc. São muitas as cores da nossa estrela, como revelam essas imagens obtidas pelo Solar Dynamic Observatory (SDO) da NASA


Oásis / Brasil 247

Estas são fotografias obtidas através da filtragem da luz solar em diversos comprimentos de onda. Elas possibilitam compreender como a cada imagem corresponda um fenômeno físico diverso que acontece no interior e na superfície do Sol. A luz branca que vem do Sol e que nossos olhos percebem constitui, na verdade o somatório de todas as demais cores. Nossa estrela na verdade emite continuamente um completo arco-íris de cores, tonalidades e nuances. A moderna tecnologia nos permite vê-las.

Mosaico encantado

Todos sabem qual é a cor do Sol: até uma criança não tem dúvidas a respeito. No entanto, quando observamos nossa estrela fotografada com certas técnicas, toda certeza vacila. As mil cores e o sem número de nuances que o Sol apresenta podem ser percebidos quando observamos o mosaico de imagens em vários comprimentos de onda que foi elaborado a partir de dados fornecidos pelo Solar Dynamic Observatory (SDO) da Nasa.
Como é possível que o Sol, nessas imagens tiradas a partir do mesmo ponto de vista e no mesmo período apareça assim tão diferente de como nos acostumamos a vê-lo?
Nosso astro, como todas as estrelas, é uma bola de gás em altíssima temperatura. Graças ao seu calor, exatamente como uma gigantesca lâmpada incandescente, ele emite radiações eletromagnéticas em vários comprimentos de onda. Essas radiações, somadas, geram a luz visível a nossos olhos, comumente chamada de "luz branca".
Poderosos instrumentos de SDO, lançados apela Nasa em 2010 com a missão de produzir imagens de altíssima resolução da nossa estrela, permitem fotografar o Sol em diversos comprimentos de onda. Cada foto revelam fenômenos físicos diferentes que acontecem tanto no interior do Sol quanto na sua superfície.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: