Conheça os segredos que os hotéis não contam

O objeto mais sujo de um hotel nem sempre é o que as pessoas pensam



O que está sendo constantemente limpo? E o que é negligenciado? O que devemos evitar a todo custo?

Com ajuda do site de perguntas e respostas Quora, a BBC conversou com especialistas no ramo hoteleiro, que responderam a pergunta: "Quais são as coisas que não sabemos sobre quartos de hotéis?"

Alguns corajosos empreendedores e especialistas nos deram respostas surpreendentes – e às vezes assustadoras – sobre privacidade, higiene e segurança, inclusive revelando qual é o item "mais sujo" dos quartos de hotéis.


Cuidado com o olho mágico

"Verifique o olho mágico na sua porta. Se estiver danificado ou manipulado, peça um quarto diferente", diz Michael Forrest Jones, diretor do Beechmont Hotels, em Winston-Salem, no Estado americano da Carolina do Norte.
O olho mágico deve sempre dar uma visão nítida e sem obstáculos. Se ele for pouco nítido em qualquer aspecto – turvo ou com alguma mancha – ele pode estar comprometido.

A porta do quarto nem sempre esconde tudo que acontece lá dentro

Um olho mágico pode ser manipulado para incluir uma câmera ou para funcionar ao avesso – permitindo que a pessoa de fora observe a que está dentro.
Uma recomendação de Jones é colar um papel no lado de dentro do quarto, em frente ao olho mágico, impedindo a visão.
Além disso, se alguém bater à sua porta e não for possível vê-la pelo olho mágico, não abra. Ligue para a recepção.

Evite a cafeteira e os copos

Não consegue começar o dia sem um café? Evite as cafeteiras ou chaleiras elétricas no quarto, e vá tomar seu café em uma padaria. Essa recomendação foi dada por vários especialistas do Quora.

"O item mais 'suspeito' para mim no quarto é a cafeteira", diz Ken Lim, ex-diretor de hotéis de Chicago, no Estado americano de Illinois.
"Sim, tudo parece muito limpo, mas sabe se lá o que os hóspedes anteriores fizeram por aqui. Pense vômito, bitucas de cigarro."

Os copinhos na pia do banheiro são igualmente suspeitos, diz Cooper Woods, um viajante experiente. "Esses copinhos do banheiro não são tão limpos quanto você pensa. No melhor dos casos, (os funcionários do hotel) dão uma espanada neles com um pano, ou simplesmente enxaguam com água da pia."
Ele recomenda que os próprios hóspedes limpem os copos e xícaras com detergente.

Chão do banheiro – o lugar mais limpo?

Graças aos percevejos, hoje em dia os melhores lugares para malas e bagagens em geral são os banheiros. Evite aquelas esteiras de madeira especiais para malas nos quartos.

O chão do banheiro pode ser o lugar mais limpo para a sua mala?
"Depois de verificar se o chão do banheiro parece limpo, abra sua mala ali. É realmente mais seguro, pois percevejos amam a madeira", diz Jones.
Móveis e esteiras de metal também são boas alternativas, já que os percevejos não conseguem sobreviver ali.

O objeto mais sujo do quarto pode surpreender você

Qual seria o objeto mais sujo do quarto? Tem que ser algo que todo mundo pega com a mão.

"O item mais sujo em qualquer quarto de hotel provavelmente é o controle remoto da televisão", diz William Payne, outro viajante experiente, do Texas. "Ele foi manupulado por inúmeras pessoas, e quase nunca é limpado pelos funcionários do hotel."

Objetos mais sujos do quarto nem sempre são os mais lembrados
"Segundo John Leach, outro viajante que respondeu à pergunta da BBC no Quora, um estudo da Universidade de Houston identificou que controles remotos de hotel são tão sujos quanto o toalete. O mesmo vale para outro item muito usado por todos: o interruptor do abajour.

Antes de mexer nesses itens, use algum paninho com bactericida.

Mas tente relaxar, apesar de tudo

Com olhos mágicos, percevejos e controles remotos infestados de bactérias, não é a toa que quartos de hotel são lugares preocupantes, do ponto de vistada higiene. Mas a boa notícia é que as pessoas estão cobrando padrões mais elevados de higiene em muitos hotéis.

A cadeia Best Western usa tecnologia ultravioleta para matar bactérias e germes. Eles também introduziram o uso de controles remotos a prova d'água, que podem ser limpados mais facilmente.

Não quer ficar a mercê dos funcionários de limpeza do hotel? Então viaje com paninhos com bactericida. Quem quiser se proteger ainda mais pode comprar um monitor de higiene, que identifica bactérias em objetos como lençois e telefones."

Um comentário:

Anônimo disse...

Dicas muito interessante, eu que sou marinheiro de primeira viagem, já ficarei mais atentos a estes detalhes. Parabens e Obrigado pelas informações.