BBC Brasil
Aos 20 anos, o imigrante mexicano tinha se mudado para Los Angeles e não tinha direito a trabalho legal ou mesmo se matricular numa universidade até que a permissão saísse.
Foram sete meses de espera, mas em vez de apenas se frustrar diariamente, Muñoz decidiu se concentrar no hobby de aeromodelista e começou a construir um drone em sua garagem.
Esforço colaborativo
Partes foram montadas com o auxílio de um forno de microondas.
Oito anos depois, Muñoz é o co-fundador da 3D Robotics, o maior fabricante americano de drones comerciais.
A empresa espera obter vendas de US$ 50 milhões em 2015.
Mas foi graças às trocas de informações com entusiastas que Muñoz encontrou seu primeiro investidor: um aeromodelista lhe deu US$ 500.
Ele era ninguém menos que o jornalista Chris Anderson, na época editora da Wired, a mais famosa revista de tecnologia do mundo.
Os dois viraram amigos e em 2009 abriram uma sociedade para fabricar os drones. Tudo isso sem sequer terem se encontrado pessoalmente uma única vez.
Anderson ficou a cargo da parte dos negócios, enquanto Muñoz assumiu as operações tecnológicas.
Sem experiência prévia em negócios ou mesmo em administração de pessoal, o mexicano pensou em recorrer à "sabedoria da internet".
Segredos 'abertos'
A 3D Robotics hoje emprega 357 pessoas em quatro instalações diferentes. Muñoz vive em San Diego, no estado americano da Califórnia, onde fica o centro de engenharia.
A produção, no entanto, é feita no México, na vizinha Tijuana, a cidade natal de Muñoz. A central de vendas fica em Austin, no Texas.
Anderson comanda a central de desenvolvimento de negócios, na cidade californiana de Berkeley.
A 3D Robotics faz cinco tipos de drones, com preços variando entre US$ 740 e US$ 5.400. As vendas, que eram de apenas US$ 1 milhão em 2011, multiplicaram-se assustadoramente.
Para lidar com o aumento de demanda, a empresa já abriu uma subsidiária na China.
Apesar de todo o sucesso da 3D Robotics, a empresa tem uma abordagem pouco ortodoxa em relação à competição. O sistema operacional dos drones, por exemplo, é de código aberto e disponível gratuitamente para outras empresas.
Faz parte da filosofia de Muñoz. que vem dos tempos em que construía seus drones na garagem e recebia conselhos e opiniões de outros entusiastas.
Ele acredita que a disponibilização de uso pode melhorar o produto.
"Eu não teria vendas tão boas hoje se tivesse desenvolvido tudo sozinho."
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