“Data será comemorada em 13 de setembro. Parecer favorável do relator da matéria na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG), ressaltou o "mérito cultural" da bebida "engasga-gato"
Fábio Góis, Congresso em Foco
Por unanimidade e sem ter recebido contestações em emendas, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou nesta quinta-feira (29) um projeto de lei (PL 5428/09) que estabelece 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça. Como determina o regimento interno da Casa, a matéria ainda deve ser votada em plenário e, caso seja aprovada, segue para a apreciação dos senadores.
O autor da proposição (leia a íntegra), o deputado ruralista Valdir Colatto (PMDB-SC), argumenta que a cachaça é um “símbolo nacional”, e que já há um movimento internacional para reconhecê-la como bebida tipicamente brasileira. Segundo o parlamentar catarinense, a cachaça brasileira tem conquistado mercados de países como Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, em todos os continentes.
"O trabalho de valorização da bebida no exterior ganhou força em 1997, com o Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça, que reuniu produtores que queriam mudar a imagem da cachaça no Brasil e divulgá-la no exterior. Em 2001, um decreto assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso definiu: 'O uso das expressões 'cachaça', 'Brasil' e 'cachaça do Brasil' é restrito aos produtores estabelecidos no País.' O objetivo da medida foi preservar o produto nacional para ampliar as exportações. Hoje o Instituto Brasileiro da Cachaça luta pelo reconhecimento da cachaça como produto típico e exclusivo do Brasil no mercado internacional", diz Colatto no texto do PL.”
Abobadário Completo, ::Aqui::
Nenhum comentário:
Postar um comentário