Abutre: uma ave realmente a ser temida?


Abutre-indiano-de-dorso-branco 
Animal é considerado na áfrica como símbolo do amor e da maternidade.


Os abutres são aves de rapina que se alimentam de carniças e restos de outros animais mortos. Esta ave é dotada de uma visão e faro privilegiados, pois do alto consegue visualizar seu alimento. 

Com o corpo repleto de penas, é curioso a ausência delas apenas na região da cabeça e do pescoço. Este animal somente se alimenta no local que identifica a presa, pois suas garras e o bico não são fortes o suficiente para carregar a comida.

Por esta característica de alimentar-se de animais mortos, os abutres são vistos como animais sustentáveis, pois eles eliminam do ar o mau cheiro e as bactérias. Apesar de raramente comerem animais vivos, apenas os que já não oferecem resistência, alguns não percebem a importância deste animal para a ecologia.

No Brasil, muitos consideram os abutres como um animal temido, ofensivo e que não traz boa sorte. Apelidos e comparações com o animal são feitas de forma pejorativa a uma pessoa, como se ela fosse aproveitadora de determinada situação como um abutre. Isto não ocorre somente no Brasil. No entanto, em países do continente africano, por exemplo, os abutres são vistos como aves que simbolizam o amor e a maternidade, graças ao seu voo e o fato da fêmea ser extremamente cuidadosa com seus filhotes.

No Egito, os abutres até foram considerados animais sagrados durante muito tempo. Acreditava-se que por voarem muito alto, eles podiam viver perto dos deuses.”

Nenhum comentário: