'Salve Jorge', atual novela das 21h da Globo, tem pior audiência nos últimos 12 anos

Alberto Pereira Jr., Folha de S. Paulo

“Batizada com nome de santo católico, também cultuado em religiões afro-brasileiras, a novela "Salve Jorge", da Globo, parece mesmo precisar de ajuda divina.

Há mais de um mês no ar, a trama das 21h não emplacou. Os primeiros 26 capítulos do folhetim tiveram média de 30,8 pontos no Ibope --cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. É o pior índice entre novelas do horário no canal em 12 anos.

E não dá para culpar o horário eleitoral recém-encerrado nem o horário de verão
 
Quando sua antecessora, "Avenida Brasil", entrou no ar, havia menos televisores ligados em São Paulo: 60,2% sintonizavam algum canal, hoje, 60,7% estão ligados.

Curiosamente, a Globo foi a rede que mais perdeu fatia nesse bolo. Entre março e abril, tinha 59,6% do total de TVs ligadas. Em outubro e novembro, caiu para 50,8%.

No período, o SBT foi o canal que mais cresceu. Saltou de 4,5 para 7,8 pontos no Ibope, passando de 7,5% para 12,8% dos aparelhos ligados.

Discípula de Janete Clair, a autora Gloria Perez já está mexendo na história.

Aumentou a participação de Carolina Dieckmann, que morreria vítima do tráfico humano logo no início. Veterana na TV, ela dividirá espaço com Nanda Costa, que estreia como protagonista.

O núcleo da Turquia, semelhante ao de "O Clone" (2001) e "Caminho das Índias" (2009), perderá espaço.”  


Nenhum comentário: