Guerrilheiro Heroico: a história por trás da fotografia mais famosa do século XX


“Guerrilhero Heroico”, a fotografia
original de Alberto Korda foi
desconhecida por muitos anos


Como um clique de sorte se tornou um dos ícones mais conhecidos e reproduzidos do mundo

Felipe Blumen, Catraca Livre

Todo dia 1º de janeiro comemora-se o aniversário da Revolução Cubana. Seja para homenagear, seja para criticar, o certo é que muitas pessoas relembram a data. O que nem todos sabem, contudo, é a história por trás da foto que registra um de seus personagens principais: Ernesto “Che” Guevara.

No dia 5 de março de 1960, durante uma cerimônia fúnebre que homenageava vítimas da explosão de um barco em Havana, Cuba, o fotógrafo cubano Alberto Korda registrou uma imagem de Che em um momento de concentração, parado, em pé, com um olhar compenetrado. A foto ganharia, mais tarde, o nome de “Guerrillero Heroico”.

Enquanto Fidel Castro discursava, Korda, que registrava o evento a cargo do jornal Revolución, percebeu Che parando por alguns segundos atrás do palanque e prestando atenção. Antes que ele fosse embora, o cubano clicou duas fotos do revolucionário argentino, uma na horizontal e outra na vertical. Como nenhuma das duas foi usada pelo jornal, o fotógrafo apenas as manteve em seu arquivo pessoal.”
Foto: Reprodução
Abobadário Completo, ::AQUI::

2 comentários:

Anônimo disse...

Escroto,bandido e assassino,isso sim.

Anônimo disse...

E Porco.