Queijo com o quê?

"O Camembert e o Brie, queijos de casca branca, me sugeriram pela textura leve e pelo aroma delicado uma Weizenbier", recomenda Tagliari.

Mauricio Tagliari, Terra Magazine

Para esquentar esta semana de primavera chuvosa no sul e sudeste do País, nada como um charmoso e gostosinho "queijo e vinho", não?
Bem, há controvérsias... Pode até ser charmoso e gostosinho. Mas um festival de queijos não é a melhor combinação para degustar vinhos. E sim para degustar queijos! Principalmente se forem tintos muito bons. Um ditado francês diz "queijo bom, vinho ruim".

Quando se começa a aprender harmonização de comida com vinhos, uma das primeiras lições é tomar cuidado com a gordura e a proteína de certos alimentos (gema de ovo, por exemplo) que " impermeabilizam" o palato, tornando-o menos sensível. Ou seja, conforme o ditado acima, já que um vinho bom ficará pior, caia de cabeça no queijo e beba um vinho de menor qualidade, pois vocês estará insensível à bebida e seria uma ingratidão usar um grande vinho neste caso.

Claro que existem exceções e algumas são clássicas. Sauternes ou, ainda melhor, um porto, com queijos azuis, salgados, fortes e ácidos, formam uma combinação fantástica. Mas, quanto mais forte o queijo, menor a chance de um tinto seco cair bem. Os brancos aromáticos ou os espumantes fazem melhor papel.”
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: