Paleontólogos acham de 'Crocodilo-Pato' a 'Cachorro' da época dos dinossauros

New York Times / Folha Online

“Paul C. Sereno, paleontólogo da Universidade de Chicago, se diverte dando apelidos aos fósseis de crocodilos que desenterrou no Saara.
Em 2000, quando encontrou fósseis de um monstro de oito toneladas que viveu há 100 milhões de anos, no tempo dos dinossauros --e provavelmente comia alguns deles no almoço--, ele e seus colaboradores apelidaram a espécie de Super-Crocodilo.

Em expedições de acompanhamento patrocinadas pela revista "National Geographic", paleontólogos descobriram mais crocodilos antigos --nem tão grandes quando o primeiro, mas estranhos o bastante para mais apelidos.

Assim, há o Crocodilo-Panqueca, com uma cabeça impressionantemente achatada; o Crocodilo-Javali, com caninos pontiagudos e um focinho blindado para golpear; o Crocodilo-Cachorro, que tinha um focinho carnoso como o de um cachorro e era flexível o bastante para trotar; o Crocodilo-Pato, cujo grande e saltado focinho lembra um bico de ornitorrinco; e o Crocodilo-Rato, com um par de dentes anteriores na mandíbula inferior que eram usados para cavar em busca de alimento.”
Abobadário Completo, ::Aqu::

Nenhum comentário: