Chris Bertelli, iG
Esqueça tudo o que você já leu sobre os perigos do cigarro, da dieta, do consumo de álcool, dos hormônios, da oscilação de peso e dos campos eletromagnéticos.
Nadando contra a maré de pesquisadores que alertam sobre os riscos desses fatores à saúde, o epidemiologista norte-americano, Geoffrey Kabat, prefere ponderação.
Há 50 anos pesquisando esses fatores e seus efeitos na saúde humana, Kabat é categórico em afirmar que muito do que está na mídia hoje é, na verdade, um exagero. Seu objetivo é desmistificar determinados pontos relacionados a esses assuntos, em geral, sempre muito polêmicos.
Kabat escreveu mais de 100 artigos científicos e publicou o livro “Riscos Ambientais à Saúde: mitos e verdades”. Para ele, por exemplo, há um excesso de preocupação quando o assunto é o perigo do fumo passivo. Ou quando se fala nas possibilidades do celular contribuir para o desenvolvimento de câncer.
Em seu livro, com base em quatro casos, Kabat demonstra que as pesquisas científicas não estão isentas de influências políticas ou econômicas, fazendo com que certas descobertas sejam mais ou menos valorizadas do que outras.”
Foto: Getty Images
Abobadário Completo, ::Aqui::
Nenhum comentário:
Postar um comentário