Mistura Genética


Herton Escobar, Estadão.com.br

“Acabo de esbarrar em um fantástico artigo escrito pelo biólogo Sean Carroll, da Universidade de Wisconsin, e publicado no início desta semana no The New York Times. Carroll, um dos mais importantes estudiosos da evolução genética, mostra vários exemplos de hibridização – processo pelo qual dois organismos genitores de espécies diferentes produzem uma cria híbrida, contendo características de ambas as espécies.

Alguns exemplos são um tanto bizarros, como a zebra-cavalo (acima), o leão-tigre (abaixo), e o golfinho-baleia. Mas há outros como os quais já estamos bem acostumados, como a mula (híbrido de jumento com égua) e o milho que você compra no supermercado. Explico: praticamente todo o milho produzido no Brasil é híbrido, resultado do cruzamento “artificial” de duas variedades distintas. O milho híbrido é mais produtivo do que qualquer uma das variedades parentais isoladamente. Mas ninguém sabe por quê!

O lado ruim é que ele é pouco fértil, o que obriga os produtores a comprar novas sementes a cada safra. Mas a produtividade maior compensa esse custo, obviamente (ou o agricultor não usaria o híbrido).”
Foto: Reuters/HO
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: