Dinheiro não é fonte de felicidade. Beleza, sim


A riqueza financeira não garante a alegria de viver, mas a beleza traz dinheiro e felicidade, diz estudo americano

Letícia Moreli, Brasil 247

Dinheiro não compra felicidade. Mas a beleza compra dinheiro e felicidade. A teoria é dos economistas da Universidade de Texas-Austin que avaliaram os níveis de felicidade e atratividade entre mais de 25.000 pessoas no mundo todo. Os dados coletados em cinco grandes pesquisas, realizadas entre 1971 e 2009 nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Grã-Bretanha, revelaram que pessoas bonitas são geralmente mais felizes do que as de condições econômicas mais humildes ou feias. E como bem disse o poetinha Vinícius de Moraes “perdoem as feias (e os feios), mas beleza é fundamental”.

Segundo o estudo, o benefício econômico que resulta da beleza corresponde a pelo menos metade dessa felicidade extra. "A maioria dos efeitos da beleza sobre a felicidade funciona por meio de seu impacto nos resultados econômicos", diz o autor Daniel Hamermesh, que estudou os efeitos da atração por muitos anos. A beleza ajuda no orçamento, fornecendo uma maior riqueza de várias formas: pessoas mais bonitas geralmente ganham mais dinheiro e se casam com aqueles que são mais bonitos e de maior salário, diz ele.

Os participantes da pesquisa foram questionados sobre seus níveis de felicidade, seus olhares eram avaliados por entrevistadores face a face ou por meio de fotos. Aqueles que ficaram no topo da escala de felicidade, apresentaram 15% disso no olhar e revelaram-se 10% mais felizes do que os demais.

Todd Kashdan, um professor de psicologia da Universidade George Mason, em Fairfax, que estuda o bem-estar, afirma que estes resultados fazem sentido, mesmo sem ter lido a pesquisa. "Pense nisso como uma porta de entrada para conseguir o que quer da vida - entrevistas de trabalho, por exemplo - fazendo essas impressões iniciais, persuadindo e influenciando outras pessoas", diz ele. "A beleza que dá esta ligeira vantagem. Eles estão recebendo o benefício da dúvida à primeira vista, e as pessoas não atraentes não."
Foto: SHUTTERSTOCK
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: