Margarina de Dubai surge em praia de Maceió



“Pescadores encontram centenas de potes da marca Nawar, fabricada apenas nos Emirados Árabes, e consumiram o produto

Brasil 247

“Pescadores das praias de Guaxuma, Garça Torta e Riacho Doce, no litoral norte de Maceió, encontraram no início desta semana algo nada convencional nas águas da região. Centenas de potes de margarina da marca Nawar. A maior curiosidade, porém, é que o produto é fabricado apenas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, região banhada pelas distantes águas do Oceano Índico. E como se não bastassem os fatos inusitados, as margarinas, que aparentemente foram trazidas pelo mar, estão em bom estado de conservação.

Mesmo com o rótulo do produto informando o prazo de validade vencido, os moradores do litoral ignoraram as restrições e levaram os potes para consumo próprio. Ao saber do ocorrido, a Vigilância Sanitária de Maceió foi até a orla marítima e recolheu os potes de creme vegetal que ainda restavam à beira-mar. O órgão realizou um movimento para percorrer todas as casas da região, recuperar os produtos e descartá-los no aterro sanitário da cidade.

O coordenador-geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Ricardo Walker, afirmou que muitos moradores estão usando o produto em casa, mesmo ciente dos riscos. “O nosso medo é que haja uma epidemia de alguma doença por conta do consumo desse creme vegetal. Ninguém sabe a procedência, se já estaria estragado antes de jogado no mar ou ainda contaminado”, disse.

O porto de Maceió não registrou nenhum navio com carga vinda dos Emirados Árabes. A United Foods Company, empresa responsável pelo produto, afirma em seu site que é responsável pela exportação da margarina para 25 países no continente, mas não lista o Brasil entre seus clientes.”

Nenhum comentário: