F5
“Assim como duendes, gnomos, elfos e
leprechauns irlandeses, muita gente também não acredita na existência dos
aparelhos do Ibope que medem a audiência da TV brasileira. Isso termina hoje,
porque finalmente o "F5" encontrou uma família da Grande SP que tem o
famosíssimo e lendário "ibopômetro" instalado na sala de casa. Há 750
aparelhos iguais a este em
São Paulo e cerca de 4.000 em todo o Brasil.
Por respeito ao sigilo contratual da família,
o "F5" não identificará o local em que fotografou o aparelho, chamado
oficialmente de "peoplemeter". O ibope escolhe as famílias nas quais
instala o aparelho mediante análise de dados de censo obtidos pelo IBGE.
A ideia do Ibope é que essas famílias
eleitas representem uma amostragem "sincera" de todas as camadas da
sociedade. Cada ponto de ibope de um canal equivale a 58 mil residências
sintonizadas nele, por exemplo.
Essa amostra "social" é
importante também porque é a partir dela que anunciantes e agências decidem se,
quando e em que horário vão pagar para exibir seus produtos em propagandas na
TV --ainda o veículo de maior alcance no país. Em 2011, a publicidade no país
movimentou cerca de R$ 20 bilhões, sendo que a TV aberta abocanhou 63% desse
montante. O faturamento da Globo em 2011 chegou a R$ 11 bilhões.”
Abobadário Completo, ::Aqui::
Nenhum comentário:
Postar um comentário