Morre Jorge Solitário, a tartaruga mais rara do mundo

“Jorge Solitário passou 15 anos ao 
lado de uma fêmea para 
tentar se reproduzir. 
Quando copulou, não foi 
capaz de fertilizar os ovos

Opera Mundi

"Jorge Solitário, último sobrevivente da subespécie de tartarugas gigantes Chelonoidis Abingdoni foi encontrado morto nesta segunda-feira (25/06) em seu curral, no Parque Nacional de Galápagos.

Em um comunicado, a direção da reserva esclarece que o tratador Fausto Llerena, responsável pelos cuidados do animal, descobriu logo pela manhã que o quelônio não estava se movendo. Foi apenas ao checar seus sinais vitais que Llerena concluiu que Jorge não estava mais vivo.

"O corpo do quelônio estava em uma posição como se estivesse indo ao bebedouro de água”, explica a direção do parque. Ainda não há informações sobre as possíveis causas da morte, que serão avaliadas a partir da necropsia de Jorge. No momento ele repousa em uma câmara de refrigeração para retardar o processo de decomposição.

Não se sabe ao certo a idade do animal, que, segundo os responsáveis pelo parque, “ultrapassa os cem anos”. Essa tartaruga é originária da ilha Pinta, a mais setentrional formação do Arquipélago de Galápagos. Foi resgatada em 1972 por um grupo de caçadores que buscavam erradicar cabras introduzidas artificialmente na região e que destruíam o habitat das ilhas. Esse processo de devastação fez com que as tartarugas gigantes presentes na ilha beirassem a extinção.”
Foto: EFE
Matéria Completa, ::AQUI::

Um comentário:

evandro disse...

FICO MUITO TRISTE COM A MORTE Jorge Solitári