Realidade aumentada: Quando o virtual se mistura ao real


Tecnologia amplia nosso conhecimento sobre o mundo, dando-nos a visão expandida da realidade

Redação, Oásis / Brasil 247

Situação um, em um futuro não muito distante: você está em uma praça, com seus óculos iguais aos do Arnold Schwarzenegger nos filmes da série O Exterminador do Futuro. Em seu campo de visão, o acessório aponta nomes e histórias de objetos, identifica algumas pessoas e lhe dá informações sobre elas. Você olha para o outro lado e o mesmo tipo de informação já está em sua lente, em questão de poucos segundos.

Situação dois: você está num restaurante, com seu celular com câmera digital embutida. Ao apontar o aparelho para uma pessoa, ele, em poucos minutos, lhe mostra algumas informações reunidas sobre ela, com base em perfil das redes sociais Facebook e Twitter.

Embora a última cena pareça tão futurista quanto a primeira, ela já acontece em países europeus e asiáticos e também pode ser muito popular no Brasil. O reconhecimento de uma pessoa a sua associação a um perfil virtual é um exemplo de realidade aumentada aplicada à telefonia móvel.

Realidade aumentada é quando o elemento virtual (informações pessoais do Facebook e do Twitter, por exemplo) interage com o objeto real (pessoa no restaurante), de modo a ampliar sua percepção do real.

Resultado: agora, você conhece informações sobre as pessoas ao seu redor que, num cenário menos tecnológico, não saberia. Muitas das aplicações de realidade aumentada usadas hoje são peças publicitárias e marqueteiras. Um exemplo disso é a campanha da indústria alimentícia Elma Chips para o salgadinho Doritos Sweet Chilli. Na embalagem do produto há um símbolo de realidade aumentada, chamado também de marcador fiducial, que serve como um código de reconhecimento para a webcam. É só acessar o site da promoção Doritos Lovers, colocar a imagem na frente da câmera e esperar alguns minutos para que um monstrinho saia do seu ovo no ambiente virtual. O diferencial dessa campanha é que a criatura pode ser exportada para a rede social Orkut e interagir com os monstros dos amigos.”
Abobadário Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: