“Desgaste da imagem da Fifa e crítica aos
investimentos oficiais em torno do evento, manifestados nas marchas estudantis
em todo o País, respingam em patrocinadores da Copa de 2014, como o Itaú, a Oi
e mais 18 companhias; risco de cancelamento, afastado pela Fifa, acrescentou
elemento imponderável a um negócio de marketing que parecia fácil
“O que parecia uma aposta fácil para
empresas ganharem em marketing, apesar dos altos custos envolvidos, tornou-se
uma jogada de alto risco, com possibilidades de prejuízos ainda maiores que o
dinheiro gasto. É nisso que está envolvido um grupo de 20 grandes empresas que
patrocinam diretamente a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A oposição aos
investimentos feitos pelo governo para receber a competição, manifestada nos
protestos estudantis que se espalham pelo País, de saída tirou um pouco do
brilho da associação direta com o evento, que de unanimidade passou a ser visto
como polêmico.
Mas há, mais que isso, o risco financeiro. O
Banco Itaú foi o primeiro a se tornar patrocinador oficial do evento, assinando
contrato com a Fifa ainda em 2009. Agora, no entanto, a Fifa vai sendo
demonizada nas manifestação, e a entidade precisou expedir um comunicado
oficial para afirmar que a Copa do Mundo de 2014 não está ameaçada de
realização pelos protestos. Os investimentos biolionários em marketing feitos
pelo banco podem não dar, em razão da reviravolta na situação, o retorno
esperado em
imagem. Acredita-se que o Itaú tenha investido até R$ 200
milhões para estar junto da Copa.
Apesar da nota da Fifa, a Inglaterra já se
ofereceu como "Plano B" para sediar o campeonato, como noticiou 247
com exclusividade. O certo é que, até que venha a ser dado o apito final no
espetáculo futebolístico do próximo ano, a incerteza passou a ser mais um dos
seus elementos.
Ocorre que, em razão de protestos violentos
como os que cercaram o jogo Brasil e México, em Fortaleza, na quarta-feira 21, a Fifa exprimiu, nos
bastidores, preocupação até mesmo com a continuidade da própria Copa das
Confederações.
A loja de material esportivo Centauro foi a
última empresa a se associar com a Copa, investindo R$ 100 milhões. A lista
completa dos patrocinadores da Copa é a seguinte: Adidas, Coca-Cola,
Hyundai/Kia, Emirates, Sony, Visa, Budweiser, Castrol, Continental, Johnson
& Johnson, McDonald's, Oi, Seara e Yingli. Por último, vêm os apoiadores
nacionais: Apex, Centauro, Garoto, Itaú, Liberty Seguros e Wise Up.”
Um comentário:
Como diria o Gil Brother: "você está defecando pela boca, meu aluno".
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