O gênio criativo: ele existe em cada um de nós


 Elizabeth Gilbert, autora do super bestseller Comer Rezar Amar, faz algumas reflexões sobre as coisas impossíveis que esperamos dos artistas e gênios - e divide conosco a ideia radical de que, em vez dessas pessoas raras "serem" gênios, todos nós deveríamos "ter" um gênio. É um relato muito pessoal, bem humorado e emocionante

Brasil 247 / Tradução para o português: Paula Dip. Revisão: Belucio Haibara

A genialidade – ou, mais propriamente, o "gênio" que habita em cada um de nós – é tema que fascina Elizabeth Gilbert. Essa escritora, ao perceber que a "crise dos quarenta" ameaçava tomar conta dela, decidiu realizar um antigo sonho secreto: tirar um inteiro ano sabático. Viajou pela Itália, a Índia e a Indonésia e viveu todas as experiências gastronômicas e espirituais, além de algumas amorosas, que esses três países podem proporcionar. O resultado de todas essas vivências foi o livro Comer Rezar Amar que, logo após a publicação, transformou-se num dos maiores bestsellers dos últimos tempos. Foi também transformado em filme de sucesso protagonizado por Júlia Roberts. O tema central da obra é o encontro de si mesmo através do afastamento do lar e da rotina do quotidiano.

Tradução integral da palestra de Elizabeth Gilbert no TED:

"Eu sou uma escritora. Escrever livros é minha profissão, mas é mais do que isso, é claro. É também o grande amor e a fascinação de toda a minha vida. Espero que isso não mude nunca! Dito isso, aconteceu uma coisa muito peculiar comigo recentemente, na minha vida e na minha carreira, que me fez rever a relação que tenho com esse trabalho. E o que houve de peculiar é que eu acabo de escrever um livro de memórias, chamado Comer, Rezar, Amar que, ao contrário dos meus livros anteriores, se espalhou pelo mundo e por alguma razão virou esse best-seller internacional, uma mega sensação. O resultado é que, agora, onde quer que eu vá, as pessoas me tratam como se eu estivesse condenada. É sério: condenada, condenada! Tipo, eles chegam para mim bem preocupados e dizem: "Você não sente medo, não tem medo de nunca ser capaz de superar isso?" Você não tem medo de continuar escrevendo a sua vida toda e nunca mais escrever um livro que interesse alguma pessoa nesse mundo, nunca mais?"
Abobadário Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: