Passageiros desembarcam após tempestade inclinar navio: 'Chocante'

Alguns passageiros choraram na hora em que navio se inclinou (Foto: Arquivo pessoal/Leonardo Legario)
"Navios que cruzavam canal entre Argentina e Uruguai sofreram com temporal.
Embarcações ficaram danificadas e passageiros, assustados.


Anna Gabriela Ribeiro e Jéssica Bitencourt, G1

Uma tempestade assustou os passageiros e tripulantes do transatlântico Splendour of the Seas, da empresa americana Royal Caribbean, na noite de quinta-feira (23). O navio passava pelo canal do Rio da Prata, entre a Argentina e o Uruguai, quando acabou entrando no meio do temporal, que chegou a inclinar a embarcação. Os passageiros desembarcaram na manhã deste domingo (26) no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e relataram ao G1 os momentos de apreensão pelos quais passaram durante a viagem.


Natália passou por momentos de nervosismo
em navio (Foto: Jéssica Bitencourt/G1)

Por causa da chuva, acompanhada de uma forte ventania, dezenas de pratos e garrafas de bebidas também se quebraram no navio. A radialista Natália Pacífico Alves era uma das passageiras que estavam na área do restaurante quando o navio se inclinou.
"O que a gente viu impressionou mais que a situação real. Tinha água escorrendo pelas escadarias. Muitas bebidas caíram no chão. E tudo aconteceu porque o vento era muito forte. Mais que a chuva. Foi chocante", diz.

A situação foi causada por uma forte corrente de ar que acompanhou a chuva fina da tempestade e atingiu o Splendour of the Seas, fazendo o navio inclinar para o lado esquerdo.

"Ontem (sábado), todos os passageiros foram chamados para uma conversa com o comandante, quando ele explicou que a embarcação inclinou sete graus", afirma Natália.

A passageira lembra que muitas crianças estavam chorando. "Elas gritavam que o navio ia afundar e íamos todos morrer." De acordo com a radialista, a tripulação foi bastante rápida e controlou a situação, acalmando todos os que estavam a bordo. No dia seguinte, tudo havia sido completamente normalizado.

Outros navios
O Splendour of the Seas não foi a única embarcação atingida pela tempestade no Rio da Prata. Outros navios que atravessavam o canal no mesmo dia sofreram os efeitos do temporal, como o Empress, da empresa espanhola Pullmantur.

O estudante Leonardo Pacelli Legario estava a bordo da embarcação, de férias com a família e os amigos. "Com a inclinação, começou a entrar água pelas portas, molhando toda a embarcação por dentro. A tripulação pegou os próprios cobertores para os passageiros não pisarem no carpete. Foi muito assustador ver as ondas batendo nas janelas", recorda.


Parte central do navio foi invadida pela água (Foto:
Arquivo pessoal/Leonardo Pacelli Legario)
Segundo a A Royal Caribbean International, o navio sofreu uma leve inclinação por causa de uma forte tempestade, enquanto cruzava o Rio da Prata. Devido ao mau tempo, a embarcação cancelou sua escala em Montevidéu e seguiu para o Porto de Santos, onde atracou neste domingo. A companhia informou que está à disposição para mais esclarecimentos sobre o ocorrido e lamentou que isso possa ter afetado de alguma forma a experiência de seus passageiros.

Já a Pullmantur afirmou que o navio Empress, que partiu de Santos no dia 19 com destino a Itajaí (SC), Punta del Leste (no Uruguai) e Buenos Aires, enfrentou uma intensa tempestade em alto-mar quando navegava pela Bacia do Prata. Apesar da má condição meteorológica, o trajeto foi realizado em segurança, de acordo com a empresa.

Pratos acabaram deslizando e se quebraram no momento em que navio balançou (Foto: Arquivo pessoal/Natália Pacifico Alves)
Passageiro registrou mar agitado no momento em que tempestade atingiu a embarcação (Foto: Arquivo pessoal/Leonardo Pacelli Legario)

Nenhum comentário: