Gastronomia: camarões vivos cobertos com formigas!

Credito: Satoshi Nagare/Noma
Camarão vivo coberto por formigas pretas é o primeiro prato do menu fixo criado para o público japonês
"Um prato feito de camarão vivo coberto por formigas pretas pode parecer fruto da imaginação de quem não entende nada de cozinha. Mas é uma criação do chef mais badalado da atualidade - e clientes estão pagando R$ 900 pelo menu que contém a iguaria.

Da BBC Brasil

O restaurante dinamarquês Noma - que ficou em primeiro lugar quatro vezes na lista do 50 melhores do mundo da revista Restaurant- se mudou, temporariamente, para a capital japonesa.

Até meados de fevereiro, aqueles que conseguirem fazer uma (disputada) reserva terão a oportunidade de experimentar um menu criado pelo "melhor chef da atualidade", René Redzepi, exclusivamente para o público local.

Credito: Satoshi Nagare/Noma
O Noma foi instalado no 37º andar do hotel Mandarim Oriental, com vista para o Monte Fuji
Os restaurantes japoneses são famosos por servirem os pescados mais frescos do mundo. Servir animais marinhos como peixes ou crustáceos ainda vivos não é incomum no país.

Mesmo assim, o prato foi saudado na imprensa japonesa como "diferente de qualquer coisa já servida no Japão" (Japan Times).

As formigas pretas "temperam" o camarão e são chamadas, no menu do Noma, de "sabores da floresta de Nagano", uma referência à região montanhosa no norte do Japão.

Segundo Redzepi, por causa das reservas naturais de ácido fórmico na região, as formigas dão uma leve acidez ao prato.

Satoshi Nagare/Noma
Todos os funcionários do Noma de Copenhagen foram para Tóquio
Mas esta não é a primeira vez que o chef trabalha com o produto. O dinamarquês já utilizou formigas em outras criações no restaurante de Copenhague.

No Japão, o restaurante ganhou o nome de Noma at Mandarin Oriental, Tokyo, e foi instalado no 37º andar do hotel, com vista para o Monte Fuji encoberto de neve.

Toda a equipe do restaurante Noma foi levada para o Japão.

A refeição completa inclui 16 pratos, mais bebida, e custa cerca de R$ 900 por pessoa. Quem quiser provar precisa correr: o menu só será servido até o dia 14 deste mês."

Nenhum comentário: