Record desafia hegemonia da Globo com Olimpíada



“Partidas das seleções de futebol do Brasil, transmitidas na tevê aberta apenas pela Record, não foram o bastante para bater a concorrente, mas os Jogos Olímpicos já elevaram a audiência da emissora de Edir Macedo, que deverá ser citada sempre que a Globo usar imagens das disputas

A imagem que segue abaixo, exibida durante o Jornal Nacional, simboliza a vitória de uma batalha, mas está longe de significar o fim da guerra. A Rede Record conseguiu o direito de transmitir com exclusividade na tevê aberta a Olimpíada de Londres, o que obriga a Rede Globo a destacar, em todas as imagens da Olimpíada, que o material foi cedido pela concorrente – mesmo que a emissora da família Marinho tenha optado por comprar os tapes dos jogos da Olympic Broadcast Services (em vez de receber de graça da emissora do bispo Edir Macedo, o que obrigaria à exibição da logo da Record). O desafio da emissora paulista, agora, é transformar a simbologia em números. 


A Olimpíada só começa oficialmente nesta sexta-feira, quando ocorre a abertura oficial dos jogos, mas a Record já teve uma amostra de que, mesmo com a exclusividade – que levou até o mítico Galvão Bueno a ficar sem credencial para cobrir os jogos pelo canal pago Sportv –, o desafio de bater a Globo na audiência permanece mantido. A estreia da seleção brasileira de futebol nos jogos, transmitida na tarde desta quinta-feira, levou a Record a liderar por alguns minutos a mediação do Ibope, mas, na média, a exemplo do que ocorreu na estreia da seleção feminina do Brasil, no dia anterior, a Globo manteve a liderança, e sem qualquer programação especial.

Durante a transmissão do jogo do Brasil nesta quinta-feira, o medidor apontou média de 10.8 para a Globo, 9.5 para a Record e 6.5 para o SBT na capital paulista (cada ponto representa aproximadamente 60 mil domicílios). Na quarta-feira, a diferença entre Globo e Record foi maior, quando a reprise de Chocolate com Pimenta e o filme Soltando os Cachorros tiveram médias de 15 e 12 pontos, respectivamente, enquanto a goleada do time de Marta e Cristiane sobre a seleção de Camarões ficou com 8 pontos na média.

Pode parecer pouco, mas 8 pontos é o dobro da audiência da Record para o horário, numa elevação de audiência que deve servir de motivação para a emissora, que deve pelo menos recuperar do SBT o segundo lugar na disputa pela audiência durante os próximos 15 dias. Para incomodar a líder de audiência, a Record dependerá da qualidade de suas transmissões – muito criticadas durante o Panamericano de Guadalajara, em 2011 – e do desempenho do Brasil na Olimpíada. Que comecem os jogos.”

5 comentários:

Anônimo disse...

Tudo o que a Record fez até agora foi copiar a Globo os formatos de apresentação a participação dos atletas de dentro da vila olimpica tudo copiado e mais sem graça do que a Globo. Fazer o que?!

Perbs disse...

se ta me zuado??? a record tá mostrando o quanto é incompetente, chata e sem conhecimento... os comentaristas são idiotas mal informados... chega de ser engraçado... RECORD, dá de presente pra globo senão vai continua perdendo pro chaves hein!!!

Renan Garcia de Oliveira disse...

Cê deve te feito esse post com as bolas do Edir Macedo dentro da boca, só pode...


Ligo na record às 8 da manhã... ginastica artistica... ligo ao meio dia... ginástica artística... quatro horas da tarde... pica-pau... 7 horas da noite... mais ginástica artística!!!!

Anônimo disse...

É absurdamente grande a diferença na qualidade de transmissão, não tem como, a Globo da de 10 a 0 na Record...

Uma coisa é ser contra a Globo, outra coisa é questionar o inquestionável, a qualidade de transmissão...

Anônimo disse...

Gente para com isso, a Globo é melhor e sempre será a melhor, todas as emissoras de TV tem o seus defeitos, mas me responda, qual é a emissora mais completa do brasil e uma das mais do mundo.......com certeza é a globo... NUNCA NINGUÉM SERÁ IGUAL A GLOBO. isso é fato. obs: O sportv é MIL VEZES melhor que a record..