Papa diz que aborto, eutanásia e casamento gay afetam a paz mundial


Nostalgia. Os hábitos da Inquisição
revivem no processo a Gabriele



"O Papa Bento XVI ataca o aborto, o casamento gay e a eutanásia na mensagem que será lida no primeiro dia do ano por ocasião da Jornada Mundial da Paz. O texto, divulgado com antecedência pelo Vaticano, afirma que estes atos colocam em perigo a paz mundial.

“Os que trabalham pela paz são os que amam, defendem e promovem a vida em sua integridade. Aqueles que não apreciam suficientemente o valor da vida humana e, em consequência, defendem por exemplo a liberação do aborto, talvez não percebam que, deste modo, propõem a busca de uma paz ilusória. A morte de um ser inerme e inocente nunca poderá trazer felicidade ou paz”, escreveu o Papa na mensagem.

Segundo o pontífice, quem deseja a paz não pode tolerar “atentados e delitos contra a vida”. “Como é possível pretender conseguir a paz, o desenvolvimento integral dos povos ou a própria salvaguarda do ambiente, sem que seja tutelado o direito à vida dos mais frágeis, começando pelos que ainda não nasceram?.”

“Tampouco é justo codificar de maneira sub-reptícia falsos direitos ou liberdades, que, baseados em uma visão reducionista e relativista do ser humano, e por meio do uso hábil de expressões ambíguas encaminhadas a favorecer um suposto direito ao aborto e à eutanásia, ameaçam o direito fundamental à vida”, adverte.

Na mensagem, o Papa elogia os “artesãos da paz” e pede a construção da paz “por meio de um novo modelo de desenvolvimento e de economia”.

Bento XVI afirma que “para sair da atual crise financeira e econômica, que tem como efeito um aumento das desigualdades, são necessárias pessoas, grupos e instituições que promovam a vida, favorecendo a criatividade humana para aproveitar inclusive a crise como uma oportunidade de discernimento e um novo modelo econômico”.

Ele convida os católicos a “atender a crise alimentar, muito mais grave que a financeira” e a apoiar os agricultores para que desenvolvam sua atividade “de modo digno e sustentável”.

O Papa reitera na mensagem que “a paz não é um sonho, não é uma utopia: é possível”.
Foto: Vincenzo Pinto/AFP

10 comentários:

Anônimo disse...

Taí uma pessoa que deveria ficar sentada e calada no trono que ele diz DIVINO. ajudaria o mundo

Anônimo disse...

concordo com você,mas concordo mais com ele :D

Anônimo disse...

Pensei que as ameaças a paz viessem das megaempresas armamentícias dos EUAS/Israel.

Anônimo disse...

nao entendo o que um papa entende de relacionamento ou aborto sendo que nunca manteve um relacionamento com mulher muito menos engraviu uma pra ela ter que abortar. fatos acontecem. pra mim padre e papa é um bando de viado que nao come mulher e fica falando mal dos outros e diz sou de deus ele me mandou seguir a castidade.. ah para

Anônimo disse...

Bem, o cara tem 6 doutorados....

E vc ?

Karma disse...

consciência, com uma pitada de exagero mas consciência.

Anônimo disse...

E da onde ele/esse povo tirou que o "aboto" e "eutanasia" especialmente, são para a paz mundial. É para paz e bem de todos, sou a favor de alguem ter o direito de abortar um anencéfalo, tá, tem uma chance de MILHÕES a viver (um pouco), mas se a pessoa não tiver condições financeiras para tratar a criança, ela vai nascer em vão e por em risco a vida da mãe, em vão. Nunca vi guerra por causa de viado. xD Papa inutil. --' Vai rezar e se salva porqe não tá ajudando em nada.

Anônimo disse...

Esse cara é um bosta! Mais bosta ainda é quem vai na conversa de um ser desprezível desses, que até nazista já foi.

"Bem, o cara tem 6 doutorados....

E vc ?"

Doutorado honorífico e nada da na mesma. O Lula também é Doutor Honoris Causa e nem por isso deixa de ser um corrupto safado!

Anônimo disse...

E o pior é que tem babaca que concorda com esse pedófilo filho da puta. E outro que diz que a paz só vai reinar quando as armas dos EUA e Israel parerm de ser feitas.
Saiba você que a beretta é 100% do Vaticano, e 50% do poder bélico fabricado no mundo vem dos fundos da igreja católica. Vocês defendem a maior maquina de matar que o HOMEM já criou, a IGREJA. Vão estudar e largar de chupar as bolas do Papa, que é um lixo igual a todos outros religiosos.

Anônimo disse...

Coberto de razão o Papa, o relativismo e ausência de pudores e princípios morais ameaçam a paz no mundo. Gay tem que entender que ser gay é vergonha, não orgulho.