Astrologia - O futuro está escrito nas estrelas?

"Ciência do significado das coisas” é uma das muitas definições da astrologia. Sistema de conhecimento tão antigo quanto a própria humanidade, alguns de seus fundamentos são hoje comprovados pela ciência

Luis Pellegrini, Brasil 247

Há anos, na Índia, fazendo uma reportagem sobre sistemas tradicionais de cura, visitei, na província do Kerala, uma escola de medicina ayurvédica - um dos sistemas terapêuticos mais antigos do mundo.

A escola possuía uma seção de farmacologia, onde se preparavam os remédios ayurvédicos, quase todos à base de folhas, flores, raízes, óleos essenciais e substâncias minerais. Soube lá que um grupo de estudantes, dirigido por um professor, preparava-se para coletar ervas e plantas nas colinas vizinhas. Pedi autorização para acompanhar o grupo, e a resposta foi positiva. Fui avisado que sairíamos às duas horas da madrugada. “Vamos aproveitar um aspecto favorável da Lua com Mercúrio entre as 5 e 6 horas da madrugada. Temos de estar prontos no lugar para cortar as plantas exatamente nesse horário, quando o princípio ativo delas estará estimulado ao máximo”, disse o professor.

O que? Então havia horários astrológicos favoráveis - e outros desfavoráveis - para se colher vegetais que depois vão virar remédios? perguntei, surpreso. O professor sorriu: “Claro. Há horários astrológicos para tudo na vida e no mundo. Para se colher plantas, para se confeccionar medicamentos e, inclusive, para se ministrar remédios aos doentes. Até nas cirurgias é preciso considerar o momento astrológico. Os riscos de hemorragia são muito menores se a operação for feita no momento oportuno. Uma noite de lua cheia, como a de hoje, é ótima para partos naturais, porém péssima para cirurgias”.

Naquela madrugada, no alto de uma colina, sentei no chão junto aos estudantes que aguardavam a “hora favorável” para colher as plantas. Falavam pouco, na sua língua velha de milênios, e em voz baixa, revelando o respeito natural que sempre devotaram àquele trabalho. Para os indianos a medicina continua a ser aquilo que sempre foi: um misto de ciência, magia e religião.”
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: