Info Online / The
New York Times
“Talvez inexista experiência musical mais
edificante do que ouvir a 'Aleluia’ do coro de 'O Messias’, de Handel,
executada num espaço perfeito. Muito críticos consideram o Symphony Hall em
Boston – 21 metros de largura, 36 de comprimento e 20 de altura – o local
perfeito.
Porém, a 4.800 quilômetros dali, um
visitante conduzido pelo breu do laboratório de áudio de Chris Kyriakakis, na
Universidade do Sul da Califórnia, para ouvir uma gravação da execução não
teria como saber o tamanho da sala.
A princípio pareceu música elegante tocada
na sala num equipamento bom. Nada especial, mas à medida que os engenheiros
acrescentavam combinações de alto-falantes, o cômodo parecia crescer e a música
ganhava em riqueza e profundidade, até finalmente parecer que o visitante
estava sentado com a plateia em Boston.
Depois a música parou e as luzes foram
acesas, revelando que o Laboratório de Áudio Imersivo da Escola de Engenharia
Viterbi da USC é escuro, meio lúgubre e tem apenas 9 metros de largura, 13 de
comprimento e 4 de altura.
Técnicos em acústica vêm projetando salas
de concerto há mais de um século, mas Kyriakakis faz uma coisa diferente. Ele
formata o som da música para se conformar ao espaço em que é tocado. O objetivo
é o que Kyriakakis chama de “informação do terreno” – para reproduzir o
original em todos os aspectos.”
Abobadário Completo, ::Aqui::
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