Camila Mendonça, Você S/A / Info Online
“Os jovens profissionais estão se tornando
gestores cada vez mais cedo. Conheça as falhas mais comuns entre os novos
chefes e saiba como corrigi-las
Nos últimos anos, o mercado de trabalho no
Brasil vive a seguinte situação: com a economia em crescimento, abriram-se
vagas e faltou gente qualificada para preenchê-las. A maneira que a maioria das
empresas encontrou para resolver essa questão foi promover seus jovens mais bem
avaliados internamente para ocupar as novas posições.
A sucessão dos cargos de gestão sempre aconteceu nas organizações. A diferença é que agora esse movimento se dá numa escala e numa velocidade sem precedentes no país. O resultado da inexperiência dos líderes é uma gestão mais exposta a erros, que são inerentes ao aprendizado, mas se tornaram mais corriqueiros.
"Líder você não pega na prateleira", diz Marcelo Cuellar. "Se as empresas estão colocando inexperientes em postos de comando, têm de estar dispostas a pagar um preço e a conviver com falhas."
Obviamente, não é dado aos líderes tempo de maturação na posição, o que faz com que aprender na prática seja a única alternativa para os funcionários recém-promovidos. "As companhias não se prepararam adequadamente para esse crescimento", diz Janaína Ferreira Alves, coordenadora de pós-graduação do Ibmec, escola de negócios do Rio de Janeiro.
"Os profissionais que hoje estão ocupando pela primeira vez cargos de liderança normalmente tiveram uma ascensão acelerada, o tempo natural da carreira não foi respeitado, e isso tem consequências." Mesmo com pouca experiência na cadeira de gestor, é possível corrigir as falhas.
A VOCÊ S/A ouviu chefes que assumiram cargos de liderança há pouco tempo e já aprenderam algumas lições. Também foram consultados especialistas em gestão de pessoas, liderança e recursos humanos. Esses profissionais apontaram os dez principais erros (e suas soluções) cometidos por gestores novatos. Confira.
1 - O problema
Baixo foco em pessoas
Um dos principais problemas de líderes jovens é a dificuldade de gerenciar pessoas, segundo todos os especialistas consultados. "É um erro acreditar que ser gestor é ser o técnico dos técnicos", diz o coach Silvio Celestino, de São Paulo. "Eles se esquecem das pessoas e lideram pela pressão, colocando em risco a questão da qualidade de vida deles e da equipe", diz Vera Martins, professora do curso Liderança Assertiva da Fundação Vanzolini, de São Paulo.
A solução
Olhe para o lado Para gerir pessoas, dizem
os especialistas, a solução é olhar para o lado e prestar atenção no que dizem
e querem os subordinados. Tratar todos com respeito e educação é fundamental.
Cursos de liderança, livres ou oferecidos por instituições de ensino, abordam o
tema gestão de pessoas e até podem ajudar. "Eles amenizam as falhas, mas
não resolvem o problema", diz Marcelo Cuellar, da Michael Page.”
Abobadário Completo, ::Aqui::
Nenhum comentário:
Postar um comentário