Transtorno de humor - cuidado, o inimigo está à espreita


“Na vasta gama de distúrbios psicóticos que nos acossam, a bipolaridade e demais transtornos de humor tornaram-se verdadeiros campeões. A maior parte das suas vítimas, no entanto, não tem consciência clara de estar doente e, por isso, rejeitam o tratamento

Brasil 247 / Revista Oásis

A bipolaridade é uma das principais disfunções psíquicas da atualidade. Trata-se de doença facilmente reconhecível: são chamadas bipolares as pessoas que apresentam variações súbitas e extremas do seu estado de humor, passando da euforia à depressão, e vice-versa, sem aviso prévio e nem causa real aparente. Sua existência oscila entre estados de hiperatividade física e mental, e fases de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar ideias, e ansiedade ou tristeza. Juntos, estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.

Desde já, é necessário não confundir tais transtornos comportamentais com as normais flutuações do humor. Nossa natureza psíquica quase nunca é totalmente estável, e todos estamos sujeitos a infinitas variações entre a alegria e a tristeza, o entusiasmo e a apatia, a agitação e a quietude. Tais altos e baixos nada têm de anormal ou patológico. Ao contrário, acredita-se que a dinâmica desses estados seja fator importante para o desenvolvimento e a maturação das nossas capacidades psíquicas. Como as fases da Lua, nossa psique vai se transformando, muito vezes em ciclos bastante regulares.

O problema aparece quando alguns limites são superados. O próprio doente com frequência não percebe que suas flutuações estão indo longe demais. Um bom indicador para isso são as pessoas que convivem com o bipolar, os familiares, os amigos e colegas de trabalho: o comportamento bipolar rapidamente se torna muito incômodo e perturbador para quem está ao redor. Em casos muito graves e que perduram indefinidamente no tempo, sua influência no meio social pode ser desestruturadora e inclusive desencadear nas outras pessoas potenciais patológicos que, até então, se mantinham sob controle.”
Abobadário Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: